Compartilhe

Mitos e Verdades Sobre a Pele Oleosa

Mitos e Verdades Sobre a Pele Oleosa

 

Dúvidas sobre pele oleosa?

Por Johnson & Johnson

Dr. Marco Rocha, Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, CRM-SP nº 100.578 e RQE 38.102

A pele oleosa é um dos tipos mais comuns entre brasileiros de todas as idades. Os mitos e verdades em torno do assunto são inúmeros, o que gera curiosidade na mesma proporção. Por isso, é importante sempre ouvir a opinião de um especialista na hora de tirar suas dúvidas.

USO DE MAQUIAGEM

Quem tem pele oleosa pode ou não pode usar? Segundo o Dr. Rocha, pode sim. Inclusive, o uso de maquiagem durante certos tratamentos, como contra acne, causadas também por oleosidade, pode se mostrar benéfico, pois reduz o impacto psicológico negativo que as espinhas proporcionam, ao disfarçar o aspecto da pele enquanto o processo ainda não está completo. Porém, dormir com a maquiagem pode entupir os poros, favorecendo o aparecimento de acne.

ACNE

Acne são inflamações da pele que dependem de diversos fatores para surgirem, assim como dormir maquiada, ou com a reação exagerada do organismo contra uma bactéria chamada Cutibacterium acnes. Mas um grande fator é a puberdade, já que é na adolescência aonde a produção de óleo da pele aumenta significativamente, tornando essa faixa etária propensa à acne. Fato curioso é que a acne não aparece só nos adolescentes; em adultos ela também pode ocorrer e durar muitas décadas.

VERÃO E ALIMENTAÇÃO


Agora, quando juntamos verão e alimentação, os cuidados devem ser redobrados. Enquanto o calor aumenta a produção de oleosidade das glândulas sebáceas, “alimentos de alto índice glicêmico liberam grande quantidade de açúcar na circulação, estimulando o aumento da produção do sebo”, afirma o especialista. Por isso, a correta limpeza de pele, aliada ao consumo de alimentos com menor índice glicêmico, contribuem para que a produção de sebo não aumente.

HIDRATAÇÃO

Engana-se quem acha que pele oleosa não precisa ser hidratada. Segundo o Dr. Rocha, a hidratação pode, inclusive, “favorecer a adaptação ao uso dos medicamentos para tratamento de espinhas, pois corrige as alterações/defeitos microscópicos das camadas superficiais da pele”. Mas lembrando-se sempre que nem todo hidratante é indicado para pele oleosa.

OUTROS CUIDADOS

Alguns ativos presentes em higienizadores, filtros solares e hidratantes podem contribuir para o controle da oleosidade. Exemplo disso é o ácido glicólico, um derivado da cana de açúcar que possui grande efeito renovador para a pele, estimulando, inclusive, a produção de colágeno, reduzindo as rugas e melhorando a maciez da pele. Outros exemplos citados pelo dermatologista são a gluconolactona, que apresenta propriedades antioxidantes; as antiglicantes, que melhoram os sinais de envelhecimento; e o ácido mandélico, que promove a renovação celular.

DICAS

Em um rápido bate-papo, Dr. Marco Rocha indica cuidados básicos para cuidar da pele oleosa:

1. Lavar o rosto 2 vezes ao dia com produtos indicados;

2. Evitar o excesso de esfoliante;

3. Manter a pele hidratada;

4. Aplicar filtro solar durante o dia;

5. Sempre remover a maquiagem à noite.

E o mais importante: cada tipo de pele requer um tratamento personalizado. Consulte sempre um especialista para descobrir os cuidados adequados para sua pele.

Visite a seção de DERMOCOSMÉTICOS DA AMAZON AQUI.

Comentários

Compartilhe