Compartilhe

O Desafio Nosso de Cada Dia

A vida é cheia de desafios, desde o dia em que nascemos

Quantas de nós podemos dizer que tivemos uma infância sem sobressaltos, divorcio dos pais, dificuldades financeiras porque a mãe ou o pai teve que criar sozinha(o) os filhos, quem não passou por abusos de algum parente ou pessoa muito próxima da família? Quem não ganhou apelidos inconvenientes na escola, que hoje em dia chamam de "Bullying", pois é, depois que fiquei adulta, descobri que aquilo era "Bullying", olha só, palavra bonita né. Tivemos que aprender a lidar com a morte de pessoas amadas, nos apaixonamos e tivemos nossos corações quebrados inúmeras vezes, quantas vezes amamos achando que seria o amor da vida toda? 

E se eu continuar falando da juventude, quem de nós não teve suas neuras com o corpo, mas gorda, mais magra, muito alta, muito baixa, cabelo liso demais ou crespo demais, ou como eu, que até hoje tenho um cabelo que não se decide se vai ser ondulado, crespo ou liso? Nariz grande, achatado, testa grande, dentes tortos. Me diga agora quem nunca passou por isso?

E na escola, quantas de nós fomos as populares, as lindinhas, cobiçadas pelos meninos? Eu, nunca! O máximo que consegui foi ser amiga deles, isso porque eu sempre estava enfiada nos esportes, mesmo não sendo boa em nada. E ainda tiveram uns dois ou três professores extremamente preconceituosos, especialmente no ensino fundamental, lembram? da quinta até a oitava? Professores que olhavam e tratavam diferente as crianças negras, as pobres (como eu, que era pobre de marrémarrémarré). Não quero entrar no mérito de que crianças mais abastadas não sofressem com alguma coisa, acredito que todos sofrem por algum motivo, mas sem dúvida o fato de ser pobre e desprovida de atributos de beleza, dificultava a vida de muita garota nascida na geração X.

Hoje quando analiso aquela época, anos 80 e 90, percebo como éramos muito mais fortes e destemidos diante das dificuldades. Quantas de nós estivemos expostas as drogas, prostituição e tudo que havia de ruim e mesmo assim, passamos por tudo aquilo e hoje somos mães, avós, que tentam fazer o melhor para os filhos e netos, mesmo errando, o que queremos é tentar acertar sempre ( mesmo sabendo que não dá pra acertar sempre). 

Eu fui uma das milhares de garotas que se casaram aos dezesseis para poder sair de casa, e ainda posso contar nesse montante as que foram obrigadas a se casar porque ficaram grávidas, visto que naquela época era um escândalo pra família a filha aparecer grávida em casa. Claro que hoje uma mulher madura, reconheço que minha mãe fez tudo que pôde para nos criar de maneira digna e com valores, que na minha opinião, estão escassos hoje. 

Claro que sendo uma sobrevivente do divorcio dos pais, meu casamento durou apenas uns dez anos ( engraçado, o mesmo tempo que durou o casamento da minha mãe). Não que isso seja uma regra, porque conheci mulheres que mesmo tendo seus pais casados a mais de 30 anos, também se divorciaram, aliás, vi até casamentos com mais de 40 anos se acabarem. Não posso dizer que seja bom ou ruim, sempre vai depender do ponto de vista, e esse ponto, é exclusivamente pessoal, como diz minha tia Eliza, só quem vive é que sabe.

Mas, vocês conseguem perceber como a vida da gente é cheia de percalços? 

Eu poderia ficar aqui uma semana escrevendo sobre todos os infortúnios possíveis, mas, o fato é que, não importa o tempo em que estamos, sempre haverão dificuldades, dias de luta e dias de glória ( como diz a música) , aí eu ouço você dizer bem aí, enquanto lê isso: — Que dias de Glória ?Pois eu te falo, cada dia em que você abre seus olhos pela manhã e tem mais uma oportunidade de fazer algo pela vida, esse é seu dia de glória, só vai depender do que você está disposta a fazer por si mesma.

Já se observou? Eu já. E percebo que tenho milhares de desculpas pra deixar de fazer o que sei que tenho que fazer. Quer ver um exemplo bem basiquinho? Eu baixei umas aulas de Pilates, pra fazer em casa, coloquei o celular pra despertar na hora do exercício e o que acontece é que eu sempre estou fazendo algo “mais importante” quando o celular desperta. Gente o que é mais importante do que eu cuidar da minha saúde? Sim, porque eu sou uma verdadeira sedentária! E não pense que é só por conta de peso viu, não estou acima do peso, mas, é saúde, é poder envelhecer bem. A gente tá sempre deixando pra depois o que tem que fazer agora, hoje! A gente sabe, o nome disso é procrastinação. Tudo é uma dificuldade, um imprevisto, um problema. Olha eu te provando mais uma vez aqui, que a vida é cheia de desafios. 

Então vamos encarar a realidade, não importa qual seja a dificuldade de hoje, a gente só tem duas opções: resolver ou deixar pra amanhã, só não esquece que amanhã vai você vai ter a dificuldade de hoje e mais outra, não se engane, com sorte será só mais duas pra resolver. E não pense que eu estou aqui escrevendo tudo isso pra te motivar, não acredito nisso. Ou você é o tipo de pessoa que acorda as seis da manhã empolgada pra ir trabalhar naquele emprego que não gosta e aturar um chefe que gosta menos ainda? Não! Você só vai porque é obrigada! 

Eu só quero te mostrar que nem tudo são flores, que o pra sempre sempre acaba e que o mar de rosas tem espinhos. E é assim na vida de todo mundo. Mas tem coisas que eu posso e faço por mim, exercito todos os dias minha resiliência, e tento ver meu copo sempre meio cheio. O tempo tá me ensinando que é mais fácil eu aceitar o que está fora do meu controle. E vou terminando por aqui, porque isso é pra ser só um manifesto e não um livro.

Gostou? Te fez refletir? Achou ruim? Pode me falar ai nos comentários.

Comentários

Compartilhe